Projeto Tamar

 Projeto Tamar



 O Projeto teve início na década de 80 e foi criado por um grupo de estudantes de oceanografia, que viram a necessidade de proteção das espécies de tartaruga marinha. Eles documentaram pescadores matando tartarugas marinhas só porquê ficaram presas nas redes de pesca ou até mesmo porquê eram consideradas ameaças por se alimentarem de peixes, fazendo com que a existência de poucos peixes na região fosse associado as tartarugas, o que não era verdade. Documentos e fotos foram enviados para as autoridades ambientais e então resolveram apoiar o projeto que recebeu o nome de TAMAR (que surgiu da junção das palavras tartaruga e marinha).



  O Tamar é conhecido e  reconhecido no mundo inteiro como exemplo ambienta a ser seguido .Eles acompanham todo o processo para conservação das espécimes de tartaruga marinha, desde o momento em quê elas põem os ovos até auxiliarem os filhotes chegarem seguros até o mar. Também fazem a reabilitação de tartarugas encontradas machucadas, fracas ou doentes. Eles colocam pequenas plaquinhas de metal que são usadas nas espécimes, para identificá-las e poderem acompanhar o desenvolvimento e saberem que faz parte das tartarugas salvas por eles.

Marcação com plaquinha de metal


 

Filhotes indo para o mar




  No Rio Grande do Norte, o Projeto acontece em Natal, Parnamirim, Baía Formosa, e Tibau do sul. A Temporada reprodutiva ocorre entre outubro á Maio. Estimasse que em apenas 2019,foram salvas mais de 40 milhões de tartarugas no litoral brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Respiratório dos Anfíbios

Introdução- Répteis e Anfíbios

Sistema Circulatório dos Anfíbios