Jacaré

 Jacaré

 O Jacaré é o nome dado a um grupo de animais vertebrados que pertencem a classe Reptilia , ordem Crocodylia e família Alligatoridae. Eles apresentam características como pele resistente à perda de água, ovos com casca resistente e presença de uma câmara de cheia de líquido para proteção do embrião. Muitas vezes os jacarés são confundidos com os crocodilos, mas eles apresentam características diferentes, o focinho dos jacarés é mais largo, por exemplo. 


   No Brasil são encontrados seis espécies: Jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açu, jacaré-do-pantanal, jacaré-coroa, jacaretinga e jacaré-paguá. Em nosso país é permitido criadouros desde que sejam autorizados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ,onde os criadores ,devem obedecer regras rígidas, tendo em vista que é uma espécie silvestre e a espécie autorizada é o jacaré-de-papo-amarelo, eles possuem médio porte, couro que pode ser utilizado e a sua carne é considerada saborosa, de primeira qualidade , de sabor suave, parecida com a da lagosta. Em países orientais, é considerada um artigo de luxo. Essa carne deve provir de criadouros comerciais autorizados pelo IBAMA e devem ser regulamentados por normas rígidas por se tratar de um animal silvestre.

  Os filhotes ficam de 18 a 24 meses em tanques dentro de estufas, para alimentá-los é utilizado frango de descarte e uma ração própria. Quando filhotes são alimentados diariamente e depois quando estão indo para a fase de abate são alimentados duas vezes por semana, eles passam por uma fase de hibernação (onde a alimentação é feita pela gordura acumulada no corpo deles), esta fase acontece entre abril e agosto. 

jacaré- do-papo- amarelo filhote


                                                                              jacaré- do-papo-amarelo adulto

  Esse processo de alimentação é feito até atingirem o tamanho ideal que é por volta de 12 quilos e 1,2 metros. No abate tem que ser preservado o bem-estar animal, por isso, por serem animais de sangue frio, vão para o gelo e só depois é feito a eutanásia, tudo de acordo com os protocolos estabelecidos pelo órgãos competentes. Os cortes inicialmente realizados no jacaré são filé de cauda, filé de dorso, filé de lombo e membros . Após terem sido feitos os cortes comerciais, a carcaça do jacaré inteiro é limpa e sem pele, sendo separados os cortes, ponta de cauda, filé de cauda, filé de lombo, filé de dorso, filé mignon, aparas, coxa, iscas e sobrecoxas.

 O corte utilizado na produção de peles depende da exigência do comprador, existem dois tipos de corte: Belly e Hornback. O corte Hornback é obtido pela incisão na linha média ventral, estendendo-se nas regiões do pescoço, tronco e cauda, mantendo na íntegra a pele do dorso. No corte Belly, a incisão é feita na linha média dorsal, estendendo-se da região cervical até a extremidade da cauda, preservando a integridade da pele na região ventral . 

   Depois do abate e esfola, a pele do animal é congelada. Dentro do curtume ela é descongelada e acrescida de cargas de biocidas, fungicidas e conservantes para não ocorrer decomposição biológica. Na etapa do remolho e calheiro é extraída a queratina .Então, o potencial hidrogeniônico é reduzido de 12 para 8,5. Depois, a pele é lavada com enzimas para a extração de fibras e gorduras. No píquel, a pele é banhada em ácido fórmico e clorídrico, que servem para remover as células de tecido ósseo presentes dentro da pele do animal . Após ter sido purificada, é adicionado sal de cromo para o curtimento. O recurtimento ocorre com extratos vegetais ou sintéticos de tanino. A pele de jacaré necessita de 20 dias de banhos para finalizar o processo e só depois de todas essas etapas ele é tingido.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Respiratório dos Anfíbios

Introdução- Répteis e Anfíbios

Sistema Circulatório dos Anfíbios