Sistema Respiratório O sistema respiratório dos anfíbios funciona de maneira diferente das outras espécies, apresentando três tipos de respiração em toda a sua vida. O primeiro deles ocorre durante a fase inicial, quando é apenas uma larva (vulgo girino), possuindo a respiração branquial que tem uma forte semelhança com a respiração dos peixes, o segundo e terceiro ocorrem na fase adulta, sendo eles a respiração pulmonar e a cutânea. Na respiração cutânea, as trocas gasosas ocorrem através da superfície do anfíbio, que só é possível por conta da pele úmida, tanto que não se deve jogar sal em anfíbios, pois a pele úmida ao entrar em contato com o sal sufoca o animal.
Introdução sobre Répteis e Anfibios Os Anfíbios e répteis são animais que pertencem a um grupo de transição entre a vida aquática e a terrestre. Mas s abe-se que os primeiros répteis apareceram no planeta Terra há mais de 300 milhões de anos durante a era Paleozoica. Eles deram origem às aves e mamíferos e têm como ancestral os anfíbios . Porém ambos tem características que permitem a vida em terra firme mas , ao mesmo tempo, dependem da água para sua reprodução e manutenção da pele úmida , necessária para a respiração de ambos .Os dois grupos diferem um do outro de várias maneiras ,estas características particulares de cada um, serão citadas ao decorrer do blog de hoje. Os répteis tem pele seca e coberta, ao menos parcialmente, por escamas. Os anfíbios têm pele úmida e passam grande parte da vida na água.
Sistema Circulatório Os anfíbios têm circulação fechada (o sangue circula dentro dos vasos). Como ocorre mistura de sangue venoso (rico em gás carbônico) e arterial (rico em oxigênio) a circulação neste grupo de animais é do tipo incompleta, ou seja, é dupla, ou seja, o sangue passa duas vezes pelo coração para completar o ciclo . O coração dos anfíbios é dividido em três cavidades: dois átrios ou aurículas e um ventrículo . O sangue chega ao coração, sengue em direção ao pulmão, retorna ao coração e só depois é levado para o corpo
Comentários
Postar um comentário