Quelônios

 Quelônios

 A primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em tipos de tartarugas, pode ser uma tartaruga marinha, com seu casco achatado e patas semelhantes a barbatanas, ou cágado, com seu pescoço longo. Ou os jabutis, arredondados e robustos. É costume chamar todos os quelônios mas existem diferenças significativas entre elas e os cágados e jabutis.O Habitat é um diferencial determinante, cada um deles vive em um ambiente diferente: Aquático, semiaquático ou terrestre. 

 E foi para se adaptar a eles que, ao longo do processo evolutivo, cada um foi adquirindo hábitos, formas e outras particularidades, de acordo com as características de cada ambiente. Afinal, quanto melhor adaptada estiver uma espécie a um determinado habitat, mais fácil será sua sobrevivência. As diferenças e semelhanças entre tartarugas, cágados e jabutis:em comum, os três são répteis dotados de carapaça. Já as diferenças entre esses animais simpáticos é bem mais sutil.


 A palavra Tartaruga, embora usado para falar de todos os quelônios de maneira genérica, refere-se  especificamente aos animais marinhos, sejam eles do mar ou de água doce. Como seres aquáticos, essas espécies de tartaruga apresentam características morfológicas ,isto é, o formato do corpo  totalmente adaptadas a esse ambiente.  Por isso, possuem corpo hidrodinâmico, com o casco mais achatado e patas em forma de remo, facilitando a natação. Alimentam-se principalmente de algas e de pequenos animais marinhos, como moluscos, crustáceos e peixes. Ao contrário dos cágados, não dobram o pescoço na hora de retraí-lo para o casco, recolhendo-o verticalmente. Podem estar entre os tipos de tartarugas domésticas. O jabutis são totalmente de hábitos terrestres e retraem o pescoço no casco.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Respiratório dos Anfíbios

Introdução- Répteis e Anfíbios

Sistema Circulatório dos Anfíbios